Tito Paris, a grande voz da música Cabo-Verdiana, celebra 40 anos de Carreira com um concerto muito especial no Coliseu dos Recreios a 10 de novembro.
O filho querido de Cabo Verde, apresenta ao vivo e celebra toda a sua diversidade, uma obra multicultural, onde cabe todo o imenso mundo lusófono, todas as influências e vivências numa noite única e com convidados especiais.
No dia 10 de novembro, o Coliseu dos Recreios vai receber um concerto inédito e especial de Tito Paris, o artista que é um dos maiores representantes da cultura de Cabo Verde e que também tem criado laços culturais e afetivos entre vários povos. Neste concerto, Tito Paris vai fazer uma viagem pelas quatro décadas de música, que mostram toda a sua riqueza e diversidade musical, onde se encontram as sonoridades e as vivências de todo o vasto mundo lusófono.
Tito Paris regressa ao Coliseu de Lisboa num concerto, que contará com a presença de convidados e artistas especiais que sempre fizeram parte do seu universo musical, pois a música e a vida de Tito são feitas de partilha.
Tito Paris iniciou a sua aprendizagem musical com a sua irmã, que lhe ensinou os primeiros acordes de guitarra. Aos 19 anos, partiu para Lisboa para integrar a banda A Voz de Cabo Verde, a convite do famoso músico Bana.
Em 1987, lançou o seu primeiro álbum a solo, “Fidjo Maguado” (“Filho Magoado”), e depois outros, alguns com o apoio da editora norte-americana MB Records, que lhe permitiram divulgar a sua música e a de Cabo Verde pelo mundo fora.
Em Lisboa, Tito Paris afirmou-se como um músico de talento, tocando com artistas renomados como Bana, Dany Silva, Paulino Vieira, Paulo de Carvalho, Celina Pereira e Vitorino. A sua capacidade como compositor também se evidenciou ao escrever para vários artistas, entre eles Bana e Cesária Évora. A partir daí, o artista começou uma carreira solo que o fez tornar-se num dos grandes embaixadores da música cabo-verdiana em Portugal.
Para além dos seus sucessos musicais, Tito Paris também se tem empenhado em criar pontes entre os países de língua portuguesa. Em 2017, recebeu a condecoração de grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, em reconhecimento pelo seu trabalho nesse sentido.
O concerto que assinala os 40 anos de carreira de Tito Paris é esperado com grande entusiasmo. Ainda não se sabe quais serão os convidados especiais que estarão presentes mas será uma noite inesquecível, cheia de emoção e uma oportunidade única para festejar a incrível carreira deste artista que ultrapassa as barreiras culturais.