Entretenimento

O amor é lindo e tem poder (algumas faixas do Sunangai I, II, III) – Dylon Ventura

O amor é lindo e tem poder (algumas faixas do Sunangai I, II, III) - Dylon Ventura
O amor é lindo e tem poder (algumas faixas do Sunangai I, II, III) – Dylon Ventura

Por: Dylon Ventura (Soldado Civil)

Já há bom tempo que as pessoas me chamavam de player, na zona já me conheciam, ninguém podia fingir que o assunto mulher era o meu forte. Tinha todo tipo de mulher comigo, era só escolher. Já até tinha uma “LISTA TELEFÓNICA” das que mais gostava junto com as mulheres dos outros, eram elas: “Helena (Magoanine), Amélia (Malhazine), Susana (Albazine), Carolina (Hospital), Margarida (Choupal) e as minhas Manuelas (Baixa, Museu e a do Xipamanine)”.

Eram elas que me faziam feliz. Ninguém se podia comparar comigo. Alguns invejosos até me diziam: “um camião muito carregado pode não chegar ao destino”. E isso não me importava. O que mais queria era viver a vida, pois, como dizia o meu grande amigo Jaime (o dono delas): “um homem está para 100 mulheres”. E eu nem metade tinha.

Fim-de-semana não parava em casa, tinha uma para cada ocasião “DE JANEIRO A DEZEMBRO” e nenhuma delas se conheciam, era bom gestor. Merecia até ter um emprego nesses bancos pela boa gerência. Mas, como se tem dito, Deus não dá tudo. E este era o meu talento. Não podia desperdiçar. Se houvesse desperdício, nem o Messi nem o Ronaldo teriam tido tantas bolas de ouro.

O tempo foi passando, e eu nadando em vários ambientes, sem querer saber de um envolvimento sério, até descobrir a “CHIMELE”, a minha Costela “LIMBAMBU”, na minha língua local. Não podia acreditar que perdia o meu talento ao me apaixonar por ela, era mesmo um “XIPHUNTA HI LIRANDZO”, como me chamavam na zona. Até os meus amigos não acreditaram no novo homem que tinha nascido.

As amigas dela, como já me conheciam, não poupavam quando ela falasse de mim. Diziam, sem hesitar, “ELE NÃO TE MERECE”, tu és tão jovem e linda, com um corpo perfeito, entre outras qualidades…podes ter qualquer homem que possa cuidar de ti e até casar. “CAI NA AREAL”, amiga. Não consegues ver? Nunca ouviste o seu historial? É contigo! Depois não digas que não te avisamos, quando sofreres um “GOLPE DE MESTRE”.

Por gostar tanto de mim, ignorou tudo o que as amigas diziam ao meu respeito, pois ela via que já não era o mesmo: “todo mundo tem o seu passado e todo mundo tem o seu futuro”. Esta frase fez com que ela acreditasse na minha mudança e tudo o que eu já tinha feito.

Namoramos durante cinco anos “SEM PRESSA” e no sexto ano, depois de termos organizado o dinheiro de casamento “MALE YA MUTXADO”, convidámos todos os nossos amigos e familiares para testemunharem a nossa linda união. Alguns até disseram: é inacreditável! Este que era mulherengo…e a minha esposa, toda feliz, olhou para mim e disse:

– Amor, “VA ZAMILE”, mas não conseguiram. Agora, “VA TA ZWA KU VAVA”.

– Fiquei muito feliz com as suas palavras.

Foi o dia mais feliz das nossas vidas, eu que não acreditava no amor, afinal, na verdade, o Justino Ubakka tinha razão “LIRANDZO I ULOMBE”. Tem capacidade de transformar o Homem, tem a capacidade de criar a felicidade, transformar um mulherengo em um pai de família. Ontem, dizia que o mais importante era ter dinheiro, carros, telefones caros, casas…

Mas hoje, graças ao amor, sei dizer que estava completamente perdido. A minha maior “OSTENTAÇÃO” é minha mulher, são os meus filhos, é ter comida na mesa para alimentar a minha família.